Desde que o Ser Humano deixou de ser nômade, a luta e o domínio pela ocupação do solo é um dos principais motivos de conflitos mundiais, dentro dessa óptica temos o crescimento desordenado e exploratório gerando contaminação no solo por atividades industriais, agrícolas e ou mesmo residenciais, que além de tornar o solo improdutivo contamina as águas superficiais e subterrâneas, desta forma as avaliações analíticas do solo e da água são uma necessidade para sua aplicação e utilização.
A ocupação do solo de maneira desordenada e irracional vem causando danos no histórico morfológico e danos irreversíveis no bioma. A ASTECA detém tecnologia para tratamento e recuperação das áreas contaminadas, viabilizando empreendimentos sustentáveis.
A ASTECA tem realizado avaliação de áreas contaminadas e de possíveis contaminações na fase preliminar, confirmatória e detalhada aplicando técnicas inovadoras de remediação e implantação de estações de tratamento e reuso do solo e das águas subterrâneas.
A ASTECA vem realizando inspeções e avaliações técnicas em obras que necessitam escavações e destino do solo escavado, de maneira a garantir a adequada disposição e segregação de materiais contaminados com combustíveis e outros poluentes.